Todo Diretor de Marketing leva uma rotina similar, embora em realidades distintas: muitas viagens, feiras, congressos e visitas a grandes clientes. Isso significa muitas horas fora da empresa e – pior – longe de sua equipe.
Atividades como tomadas de decisão e gerenciamento dos projetos de marketing à distância ficam mais difíceis sem ajuda de uma boa metodologia e de ferramentas desenhadas para isso.
A seguir, vamos dar bons exemplos das duas coisas. São ideias e ferramentas que nós temos aplicado aqui na agência e que podem te ajudar também.
GTD – uma metodologia para fazer acontecer.
O GTD (Getting Things Done) surgiu com o livro de mesmo nome, escrito por David Allen, traduzido para o português com o título “A arte de fazer acontecer”.
Basicamente, a ideia é propor um método de organização em que você utiliza listas ou caixas para classificar todas as suas atividades diárias, semanais, mensais etc., conforme elas vão entrando no seu to do.
O ciclo do GTD tem as seguintes etapas: coletar, processar, organizar, fazer e rever. Na metodologia, as atividades vão passando por estes crivos até serem concluídas.
Você classifica suas tarefas em ordem de prioridade decrescente da seguinte forma: Caixa de Entrada, Projetos, Próximas Ações, Calendário, Algum dia/Talvez, Espera e Referência.
Na prática, quando você se depara com uma demanda, qualifica e decide se vai executar, delegar ou tirar da sua cabeça e deixar para fazer depois.
O objetivo é deixar a sua “caixa de entrada” livre e ficar sem aquela sensação de que tem um milhão de coisas para fazer, sem saber por onde começar.
Para você entender mais sobre o método e a prática, separamos este e este outro artigo sobre o GTD (não se esqueça: a melhor fonte é sempre o livro original).
APPs preferidos do Diretor de Marketing
Você pode usar um simples caderno para começar a praticar o GTD. Mas um bom aplicativo de colaboração, como o Evernote e o Trello, vai te ajudar muito e otimizar a delegação de tarefas para o time.
Evernote
Tenha diferentes cadernos digitais com diversas anotações em cada um deles.
Crie um caderno com o nome Caixa de Entrada e vá adicionando anotações conforme as ideias vão surgindo.
O Evernote trabalha sincronizado na nuvem e até off-line. Você pode fazer anotações rápidas no celular, escrever textos mais longos no computador, gravar áudios e fazer fotos de forma bem prática.
No mesmo documento, sem muita frescura, você pode criar uma checklist e delegar para alguém da sua equipe executar.
Isso ajuda muito! Imagine que você viu uma ação de um concorrente enquanto estava no táxi. Você tira uma foto, cria uma nova nota e acrescenta alguns to dos como:
• Juliana – fazer benchmarking detalhado
• Reunião com a agência para discutir estratégia
• Reunião com equipe comercial
Pelo próprio Evernote você pode dividir sua anotação com alguém do seu time. A pessoa vai poder ir apontando o que já foi feito e manter você informado.
A aderência com o app costuma ser rápida porque a curva de aprendizado é praticamente zero para a maioria das pessoas.
Trello
Para o dia a dia, o Evernote é muito bom, mas ele não é feito para gerenciar projetos. Quando a tarefa evolui para um projeto mesmo, com prazos, diversas etapas e responsáveis, o Trello é uma opção ainda melhor.
Também grátis, ele funciona como um quadro Kanban com cartões que devem passar por determinadas fases até a conclusão do projeto. Ex: “A Fazer”, “Fazendo”, “Em Aprovação” e “Concluído”.
Você consegue entender, mesmo a distância, qual é o andamento exato do projeto; aprovar todo tipo de mídia e reduzir muito o volume de e-mails.
Particularmente, acho útil a possibilidade de se criar checklists dentro de cada cartão de tarefa. Assim, o Diretor de Marketing pode colocar itens a serem verificados e garantir que cada detalhe seja avaliado por quem vai fazer o trabalho tático.
Você pode usar o Trello como um repositório central de tarefas e projetos para o pessoal do seu departamento se orientar sobre o que fazer primeiro – são diversas pessoas gerando demandas para o Marketing.
Faça um teste. Baixe os apps, comece a usar com sua equipe e, se tiver um tempo para respirar, me conte como foi.
Canva
Quem não tem experiência em design nem tempo para aprender a usar ferramentas mais complexas, o Canva é uma ótima solução para a criação da identidade visual de um negócio.
Funciona por meio de um simples sistema de arrastar-e-soltar, é amigável, intuitivo, e facilita o download e compartilhamento dos designs criados com opções de formatos diversos.
Com mais de um milhão de vetores, elementos gráficos e fontes disponíveis, é possível criar apresentações, logotipos, gráficos, banners, animações e editar imagens seja na web, iPhone ou iPad.