Saiba como a empresa deu uma guinada radical em sua linha de produtos (e nas suas vendas) apoiada numa campanha completa criada pela Boyband.
A Recco tem 35 anos, 720 colaboradores e 22 lojas próprias, incluindo unidades na Oscar Freire e no Shopping Morumbi, em São Paulo, e em diversas outras regiões espalhadas por todo o Brasil.
A parceria da Recco com a Boyband começou com um projeto de Naming + Branding que resultou na criação das marcas: Mediterrânea®, de moda feminina; Modo Avião®, masculina; Eva®, linha basic; e Uh la lá!®, de calcinhas e sutiens com enchimento.
De lá para cá, a Recco vem desenvolvendo ações de comunicação para posicionar cada uma das marcas de forma estratégica no mercado e para o público-alvo.
Vamos dar destaque nesse case para a linha com enchimento, a Uh la lá!®:
Contexto
A linha com enchimento já existia há um tempo, mas não estava performando de acordo com o tamanho da oportunidade de mercado.
Não há quem diga o contrário: o bumbum está na moda!
É algo que o Brasil já valoriza e que o mundo da moda também passou a valorizar com o crescimento e destaque de sex symbols, como Kim Kardashian, Jennifer Lopez e outras beldades.
Com essa importância nacional e internacional, e tendo produtos de qualidade com a melhor tecnologia disponível no segmento, a Recco sabia que tinha o potencial de grande escala e, mais do que isso, sabia que
precisava aumentar as vendas da sua linha para aproveitar essa fatia crescente de mercado.
Desafio
Pensando nessa situação e na oportunidade que estava perdendo, a Recco nos deu a missão de revitalizar essa linha.
A ideia foi criar uma marca que tivesse, claro, um grande apelo comercial e que fosse extremamente atual no contexto do mundo da moda.
A finalidade do projeto era transmitir, com essa nova marca, que usar enchimento é algo comum para a moda mundial, além de ser uma solução para mulheres que desejam ter mais curvas, nem que seja apenas em algumas ocasiões específicas.
Assim, o objetivo final da Recco era revitalizar a marca para aumentar as vendas de todos os produtos dessa linha.
Além do projeto de Naming (o qual você pode conhecer o processo de trabalho na página de Serviços), nós precisávamos desdobrar para uma campanha de lançamento nacional da nova marca.
Solução
Tudo começou com o processo de Naming. Após o brainstorm, para levantar ideias condizentes com o objetivo da Recco e que passassem pelo filtro jurídico, chegamos em Uh lá lá.
Uma expressão bastante conhecida no mundo todo, que sugere a mulher bonita, confiante e sexy.
A expressão também tem um caráter informal e divertido, dando o tom para a personalidade da marca.
A campanha de lançamento ganhou vários desdobramentos:
- Novas embalagens;
- Projeto de visual merchandising para lançamento simultâneo em todas as lojas;
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Publicidade off-line: Produzimos um comercial para TV que reforça o tom da marca e apelo da moda, com um visual bastante jovem e divertido, o que trouxe um ingrediente cool para o uso do produto.
Além de outdoors em todo o Brasil, a campanha ganhou um destaque interessante com uma sobrecapa na revista Quem, o que trouxe prestígio para a nova marca.
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Publicidade digital: Fizemos vídeos para Facebook, YouTube e publicidade em Display que direcionavam para o hotsite da campanha.
Também fizemos uma ação de ativação digital convidando o público a interagir com as peças divulgadas, o que trouxe um engajamento recorde para a marca.
Resultados
Em apenas dois meses de campanha, levamos mais de 38 mil acessos para o hotsite criado especificamente para esse projeto, conquistando 100 mil visualizações no vídeo.
Já no Facebook, atingimos 11.796 curtidas (apenas em posts da campanha), 823 comentários e mil novos fãs para a marca. O número de pessoas envolvidas com a campanha ultrapassou 300 mil pessoas na rede social.
“O faturamento da linha superou 2014 em 15% na venda atacado, e em 176% na venda varejo que envolve as 23 lojas próprias da rede.
Percebemos o aumento do ticket médio nas lojas no período de mídia que foi mais em Junho e Julho, também ouve um aumento progressivo no número de novos cadastrados e clientes novas nas lojas, clientes novas que foram impactadas pela campanha no período mas que na loja acabaram convertendo em outros produtos.
Mais de 1/3 das lojas faturaram mais de 50% nas vendas no periodo mais forte de veiculação da campanha.
No geral, vejo que a campanha foi boa também principalmente pelo aspecto institucional de marca. A partir da campanha conseguimos abrir novas portas e encantar mais mulheres por causa da energia alegre e ousada da campanha.
Esse aspecto intangível até hoje ainda está fazendo efeito com essas novas clientes onde não necessariamente estamos vendendo Uh la lá® a elas, mas estão comprando outras linhas/produtos.”