Naming - a primeira opinião que você tem de uma marca vem do nome.
Com um projeto de Naming, você vai garantir que a sua marca tenha um nome atraente, fácil de gravar e, capaz de posicionar você da maneira correta na mente do consumidor.
A cada minuto, surgem centenas de novas marcas disputando a atenção do seu cliente na tv, no caminho do trabalho e na web.
Neste cenário, ter um nome especial significa adicionar muitos cavalos de força à capacidade da sua marca de se destacar, e é o primerio passo para um lançamento de sucesso.
Para te ajudar com isso, nós utilizamos a metodologia criada pela agência de Naming Igor, do Vale do Silício. Conheça o trabalho deles clicando aqui.
Um projeto de Naming segue 4 fases de trabalho descritas a seguir:
Classificação dos nomes do Mercado
A primeira etapa do projeto é um estudo dos principais players do mercado para separá-los em grupos, de acordo com as características dos nomes de cada um.
Em alguns mercados, irão prevalecer aqueles nomes Tradicionais, como sobrenomes.
Em outros casos, é comum encontrar nomes que explicam ou dão ideia do que a empresa faz, como Multiprint, para produtos de impressão, por exemplo. Esse grupo é conhecido por Nomes Funcionais.
Outro grupo é o de Nomes Inventados. Como o título diz, são palavras inventadas ou de outra língua, como grego, inglês ou latim. Exemplos de nomes assim são Zíper e Miojo.
O terceiro grupo é conhecido como Nomes Experimentais, os quais utilizam uma conexão direta com algo real, normalmente é usado de maneira literal, mas com um toque de imaginação. Alguns exemplos desse grupo são Safari (browser), Losango (financeira), Escala (editora).
O último grupo podemos chamá-lo de Nomes Evocativos. Esses nomes são desenhados para sugerir o posicionamento de uma empresa ou produto, em vez dos bens e serviços em si ou a experiência dos mesmos.
Também são baseados em experiências diretas, mas relevantes, marcando memórias, histórias e muitos níveis diferentes de associação. Alguns exemplos são Apple, Virgin (airlines) e Quem disse, Berenice?